pontinho

Número de jogadores e de cartas

Tal como no Pif paf, utiliza-se dois baralhos de 52 cartas, sem os curingas. Podem haver de três a oito jogadores.

Contagem de pontos

O jogador que bater não perde pontos. Os demais perdem a soma das cartas de sua mão, sendo que as cartas de 2 a 10 tem o valor de face. O ás vale 15 pontos. Valetes, damas e reis valem 10 pontos cada. O curinga vale 20. Todos os jogadores começam com 100 pontos. Ao ficarem com zero ou menos, estouram, isto é, saem do jogo. Ganha quem não estourar.

Embaralhamento e distribuição

Após o embaralhamento e o corte pelo jogador à direita do distribuidor, este dará as cartas de três em três, no sentido horário, dando nove cartas para cada um. O jogador que cortou o baralho abre uma carta à mesa para determinar o curinga, que será uma carta acima daquela que foi aberta.

Desenrolar do jogo

O objetivo do jogador é formar jogos com as cartas que receber ou comprar e descartá-las todas antes dos demais jogadores. Os jogos podem ser combinações de trincas e seqüências. As trincas são três cartas do mesmo valor com naipes diferentes. A carta do quarto naipe não poderá ser aproveitada nesse jogo e é chamada de 'estrangeira'. As seqüências são três ou mais cartas seguidas, do mesmo naipe. O Ás, nas seqüências, pode servir acima do Rei ou abaixo do 2.

Após a compra, o jogador descarta uma carta no lixo (ou bagaço). O jogador seguinte poderá comprar do maço ou a última carta descartada no lixo.

Quem estiver com pontuação elevada, prestes a estourar, não deverá descer voluntariamente suas combinações de cartas, pois isto não o ajudará e poderá facilitar o bate dos adversários. As cartas que servirem nas seqüências da mesa deverão ser sempre colocadas, antes que outro jogador possa 'tapá-las'. Quando o jogador perceber que está em condições de descer tantas cartas que, somando os pontos restantes da mão à sua contagem total do marcador, está fora do estouro, deverá fazê-lo.

É permitido comprar fora da vez para bater. Quem tiver apenas uma carta na mão, não poderá comprar do lixo. O descarte é livre. Se alguém descartar o curinga, o jogador seguinte só poderá comprá-lo se puder utilizá-lo como carta normal.

Varições

É comum, para que o jogo não dure apenas a queda dos 100 pontos, usar um sistema de apostas. Cada jogador deverá pôr uma certa quantidade de fichas (a combinar) num pote. Cada vez que alguém bater os demais deverão pagar-lhe uma ficha, em geral correspondente a 10% do valor de sua contribuição inicial ao pote. Esta ficha é chamada 'pingo' ou 'lágrima'. O jogador que vencer o pontinho recolherá todas as fichas do pote. Cada vez que alguém estourar, deverá pôr outra quantidade de fichas nesse mesmo pote. Cada vez que um mesmo jogador estourar, sua contribuição deverá ir dobrando.

Produtos Relacionados